«Embora a fotografia produza imagens que são registo de realidades, não deixa de ser também um meio aberto à colagem, à mistura ou transformação cromáticas, o que Daniela Rocha
explora nesse percurso e mesmo através de computador. Operadora, enquanto técnica e artista, trabalha num domínio aberto da fotografia, acede pluralmente à imagem. Assim se explica e justifica esta nomeação profissional de operadora de imagem». (Prof. Rocha de Sousa)
Bom título desta vez. Há umas dé- cadas atrás, este efeito plástico resolvido com câmara e efeitos de estúdio, chamava-se depreciativa- mente «Cozinhado». Hoje a «nossa» tolerância é muito maior, não tanto por razões estéticas mas técnicas. O cinema (filmes de terror, fantás- ticos ou ficção científica) contri- buiu, como a fotografia fantásti- ca, efeitos macro e micro, traba- lhos digitais, para um universo absurdo, por vezes romântico e ex- pressionista, de grande impacto e poder de sedução. Esta fotografia está muito nessa linha, embora den- tro em pouco acabe por perder a sua identidade, o que aconteceu ampla- mente com a pintura e a anulação dos géneros. Não há eternidades provisórias.
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Bom título desta vez. Há umas dé-
cadas atrás, este efeito plástico
resolvido com câmara e efeitos de estúdio, chamava-se depreciativa-
mente «Cozinhado». Hoje a «nossa»
tolerância é muito maior, não tanto
por razões estéticas mas técnicas.
O cinema (filmes de terror, fantás-
ticos ou ficção científica) contri-
buiu, como a fotografia fantásti-
ca, efeitos macro e micro, traba-
lhos digitais, para um universo
absurdo, por vezes romântico e ex-
pressionista, de grande impacto e
poder de sedução. Esta fotografia
está muito nessa linha, embora den-
tro em pouco acabe por perder a sua
identidade, o que aconteceu ampla-
mente com a pintura e a anulação dos géneros. Não há eternidades
provisórias.
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